Como é, afinal, o Carnaval em Veneza?

Ir a Veneza no Carnaval era já uma vontade que nos perseguia há algum tempo.

Por norma não ligamos muito ao Carnaval, mas o de Veneza era sem dúvida o que mais queríamos conhecer, não só pela sua beleza e elegância mas também pelo mistério que o envolve. Por isso 2017 foi o ano da folia e lá fomos nós.

DSC05167

Foi também uma oportunidade de conhecer a lindíssima cidade de Veneza, mas aqui hoje, só vamos falar mesmo do Carnaval.

_MG_2038

O Carnaval de Veneza é um dos mais famosos e antigos do mundo, se não mesmo o mais antigo. Os primeiros registos datam do século XI, no entanto, foi a partir do século XVI que ganhou mais força. Nessa altura, as máscaras tornaram-se o elemento mais importante pois escondidos atrás das fantasias, máscaras e capas, os nobres venezianos podiam andar pelas ruas dos bairros pobres, enquanto as pessoas das classes mais baixas poderiam andar na farra, sem medo de sofrer represálias. No entanto, com o passar do tempo, os excessos cometidos levaram as autoridades a limitar o uso das máscaras.

A festa era tão grande que durava cerca de 5 meses, e vinham nobres de toda a Europa para as celebrações. Mas, em 1797, a ocupação de Veneza pelas tropas de Napoleão acabaram definitivamente com a festa. As máscaras foram totalmente proibidas com receio que o anonimato por elas concedido ajudasse à conspiração contra os invasores. Esta proibição marca o início do declínio do mais famoso festival de Veneza.

Depois de um longo período de ausência o Carnaval regressa em 1979, quando um pequeno grupo de cidadãos venezianos resolveu ressuscitar a tradição e trazer de volta o Carnaval. Daí até começar a ser promovido também por organismos oficiais foi um passo.

Hoje o Carnaval de Veneza é uma enorme festa popular à qual se juntam milhares de foliões vindos de todo o mundo. Homens e mulheres, jovens e velhos, de todas as nacionalidades, todos entram na festa! Aqui não há idade, raça, religião ou qualquer discriminação.

_MG_1892

Durante 10 dias a cidade enche-se de gente e por todo o lado há festas e desfiles. Há gente mascarada, uns com fatos mais simples, outros mais elaborados. Há festas privadas onde se reúne a elite Veneziana, mas também há cortejos para o povo participar.

Mas é na Praça de São Marcos que desfilam as melhores máscaras e decorrem a maior parte dos eventos. Os mascarados, com as suas poses, fazem as delícias dos fotógrafos e turistas que os perseguem pela praça e ruas de Veneza em busca da foto perfeita.

O Carnaval tem alguns momentos altos ao longo dos seus 10 dias de festa, um dos quais o evento de abertura, que ocorre no primeiro dia, pelas 18h, com um desfile de gôndolas, muitas luzes, música e fogo-de-artifício. No dia seguinte o desfile de gôndolas prossegue, atravessando todo o Gran Canale até ao Cannareggio. Ocorre logo depois, a tradicional “Festa delle Marie” que representa a homenagem que o Doge fazia todos os anos a doze belas, mas humildes venezianas, oferecendo-lhes magnificas jóias e vestidos aristocráticos. Aqui será eleita a mais bela e que será o anjo do carnaval seguinte, uma espécie de rainha do Carnaval.

É no entanto, o voo do anjo que abre oficialmente o Carnaval. Uma colombina, interpretada pela “Maria” eleita no carnaval anterior, desce voando pendurada num cabo de aço desde o Campanile até ao centro da Praça de São Marcos. Dará então início o famoso e esperado concurso de máscaras. E sim, qualquer um poderá participar, sozinho ou em grupo, com ou sem coreografia. Basta fazer a inscrição antecipadamente.

Se não tiver máscara, não se preocupe, existem na cidade alternativas para todas as carteiras e gostos, desde as mais básicas às mais sofisticadas. Mas como as máscaras são caríssimas, se não quiser comprar pode também alugar o fato. Encontra facilmente lojas que alugam os fatos.

_MG_2163

_MG_2171

Se não pretender participar no concurso, pelo menos entre na festa e faça como nós, compre apenas uma pequena máscara (há centenas de quiosques e lojas a vender) e divirta-se passeando pelas ruas da cidade.

No último dia, terça-feira de Carnaval, ocorre a cerimónia de eleição da melhor máscara e o encerramento dos eventos.

Mas se quiser saber todos os detalhes e sua calendarização o melhor mesmo é consultar a página oficial do evento www.carnevale.venezia.it/.

Da nossa parte, Bom Carnaval!

Nota: Viagem realizada em Fevereiro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow us