A região cafeeira da Colômbia

Chegámos ao aeroporto de Pereira ao final da manhã e seguimos logo para o hotel.

Pelo pouco que vimos da cidade quando chegámos, Pereira é uma cidade sem grande beleza, sendo as fazendas de café e a região onde se insere, o verdadeiro ponto de interesse desta área.

IMG_6933

Pereira fica situada no sopé da cordilheira Ocidental dos Andes e é a mais importante cidade da região produtora de café, região essa, oficialmente chamada de “Eje Cafetero” e que pela sua importância cultural e beleza paisagística, foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 2011.

Ficámos alojados na periferia da cidade, na Fazenda Sazágua. Fomos recebidos como se fossemos da família. Os cuidados vão desde os funcionários perguntarem se necessitamos de algo, conversarem connosco sobre temas triviais e até servirem-nos, logo após acordarmos, o pequeno almoço no terraço do nosso quarto. Sente-se que estas pessoas têm prazer em receber as pessoas e transformam essa recepção numa experiência maravilhosa. Já conhecemos alguns hotéis espalhados pelo mundo e nunca estivemos em nenhum em que fossemos tratados desta forma tão cuidada. Almoçámos pelo hotel mesmo e começámos bem, pois a comida era deliciosa.

DSC03826

Da parte da tarde, saímos para visitar uma fazenda de café e chamámos um táxi para nos levar. Aqui, contrariamente ao que aconteceu em Bogotá, combinamos um preço prévio, o táxi levou-nos e esperou-nos até final da visita.

A Fazenda Dom Manolo é gerida pelo próprio e pela esposa. Aqui, foi-nos explicado todo o processo do café, desde a sua plantação, até à torrefação. Agora sabemos que para ser de qualidade terá de ser plantado entre os 1400 e 1600 metros de altitude, e aqui existem as condições ideais para isso. É uma fazenda pequena, muito familiar, como quase todas na região, em que os visitantes são levados a perceber o processo e sentir a influência que este produto tem na vida dos Colombianos. A visita à fazenda é gratuita, pagando apenas, caso queiram, o café que tragam para vosso próprio consumo. A família é muito simpática e acolhedora fazendo-nos sentir em casa. Recomendamos a visita e agradecemos a paciência que tiveram em nos explicar tudo assim como o saboroso café que tiveram a gentileza de nos oferecer para provar.

No dia seguinte pela manhã, decidimos fazer um convívio com a natureza, por isso fomos dar um passeio a cavalo pela região. Foi um dia excelente! Fomos de jipe até uma fazenda em Águas Claras e daí iniciámos o passeio. As paisagens são maravilhosas e aqui respiramos ar puro! Fomos sempre acompanhados por um guia durante o percurso a cavalo. Nada como as fotos para terem uma melhor ideia do que falamos.

Depois do passeio, fomos conhecer o Valle del Cocora. Aqui encontramos muitos adeptos do trekking pois a zona é bastante propícia e existem muitos trilhos para fazer a pé. Mais uma vez a paisagem é linda! Acho que as palavras não descrevem o suficiente para a singularidade do local.

IMG_7150

Daqui fomos até à cidade de Salento, onde ficam alojadas a maior parte das pessoas que vêm para os passeios na reserva natural. Existem por aqui inúmeras pequenas pousadas, cafés e restaurantes, por isso tem também muita animação. A cidade é pequena, mas muito típica, principalmente devido à sua arquitectura e ao colorido das suas casas.

Foi uma visita muito relaxante e ficamos a conhecer uma das maiores regiões cafeeiras do mundo. As pessoas são ainda mais calorosas e hospitaleiras do que já tínhamos achado que eram durante os dias em que estivemos em Bogotá.

Esta zona é ideal para quem goste de destinos de natureza e pretenda fazer uma viagem mais além e com outros motivos de interesse que não a típica Bogotá e Cartagena.

IMG_7194

Aqui respira-se natureza e por essa mesma natureza faz todo o sentido visitar. Aconselhamos vivamente!

Nota: Viagem realizada em Setembro de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow us