Cienfuegos, a cidade francesa de Cuba!

Cienfuegos, a cidade por muitos chamada “La perla del Sur”, foi fundada em 1819 por colonos franceses, ainda durante o periodo de dominio espanhol, e a sua arquitectura é bem diferente das restantes cidades cubanas, fortemente influenciada pelos seus fundadores.

Situada numa das melhores baías do mundo, Cienfuegos deve o seu actual nome ao famoso revolucionário cubano Capitão General Camilo Cienfuegos. Pela sua localizaçao estratégica no mar das caraíbas, rapidamente se tornou um dos mais importantes centros comerciais da época, devido á forte produção de cana e outros produtos agricolas oriundos da fértil região. Em 2005, o seu centro histórico foi declarado património mundial da Humanidade pela UNESCO.

Iniciámos a nossa exploração de Cienfuegos pelo Parque José Martí, também chamado de Plaza del Armas, bem no centro histórico da cidade. Esta explêndida praça destaca-se por alguns dos mais belos edificios de Cuba, construídos ao estilo neoclássico francês.

_MG_9229

Um dos mais emblemáticos edificios é o teatro Tomas Terry, mandado construir por um dos ricos comerciantes de escravos e açucar da região, e que se encontra em óptimo estado de conservação. Palco de celebridades mundiais da época, merece claramente uma visita o seu interior.

Outro edificio que marca forte presença na praça é a Catedral de la Purissima Concepcion, e que se destaca por ser a única no mundo que possui dois campanários. Pela história, contada pelos habitantes locais, o segundo campanário foi construído aquando da obras de ampliação da Catedral, pois o primeiro não era suficientemente alto para ser ouvido em toda a cidade e após a sua construção, o povo não permitiu que o primeiro fosse destruido, ficando assim com os dois.

A Casa de la Cultura Benjami Duarte (Palácio ferrer) é outro dos edificios de destaque no local, principalmente pela sua bela cúpula azul, possivel de observar de qualquer ponto da praça.

_MG_9269

Ainda na mesma praça podemos ver o Museu provincial, o Palácio del Gobierno, o Colégio San Lorenzo e a Casa del Fundador, o edificio mais antigo da cidade e antiga morada do seu fundador.

No jardim, o Arco del Triunfo e o monumento a José Marti completam o complexo arquitectónico do centro de Cienfuegos.

Saindo da praça seguimos por uma das suas ruas laterais, a Avenida 54, mais conhecida como a Boulevard de Cienfuegos. É uma rua bastante movimentada, muito agradável para passear e onde podemos encontrar alguns vendedores de artesanato. Aproveitámos para almoçar por aqui mesmo.

Após o almoço, fomos comer um gelado à tradicional gelataria Coppelia. Acreditem que foi apenas pelo simbolismo. Tem apenas 3 sabores e fizeram algo que não gostámos nada. Apesar de haver vários lugares vazios no seu interior, havia uma fila á porta, mas como repararam que éramos turistas convidáram-nos a entrar passando á frente das pessoas. Fizemos questão de esperar pela nossa vez e honestamente não compensou o esforço. O gelado não valia nada!!!!

Ao final da Boulevard surge a principal artéria da cidade, a Calle 27, ou Paseo del Prado. Esta é a rua mais agitada e também a mais longa da cidade e de Cuba. Aqui podemos ver os casarões franceses desde o norte até Punta Gorda.

Continuando pelo Paseo del Prado, chegamos ao Malecón de Cienfuegos, que não sendo tão famoso como o de Havana, permite uma bonita vista sobre a baía e é igualmente local de passeio e encontro dos jovens cubanos.

Após o Malecón surge então Punta Gorda, zona onde moravam as famílias ricas da cidade, e cujos palácios estão extraordinariamente bem conservados.

Cienguegos é uma cidade cheia de encantos e belas surpresas que vale muito a pena conhecer e perder por lá, se não 1 dia inteiro, pelos menos uma manhã ou uma tarde. Recomendamos vivamente!

 

Nota: Viagem realizada em Maio de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow us